quarta-feira, 17 de agosto de 2016

FILARMÔNICA HONÓRIO MACIEL - SÃO JOÃO DO SABUGI



Fundada em 1926 pelo pernambucano e Capitão da antiga Guarda Nacional Honório Maciel da Fonseca, a Filarmônica Honório Maciel foi inicialmente chamada Coronel Nelson Faria em homenagem ao prefeito de Serra Negra do Norte/RN, cidade que tinha o controle político sobre São João do Sabugi, pois esta ainda estava na condição de vila, tornando- se município no ano de 1948.
O músico Honório Maciel da Fonseca juntou seus conhecimentos musicais ao sonho dos sabugienses de formarem uma banda de música e, assim contando com apoio de fazendeiros, agricultores, comerciantes, do pároco e do sub-prefeito José Maria de Souza Lima, quando foram comprado os primeiros instrumentos.
Em março de 1926 iniciaram os ensaios em casas de famílias sabugienses já que a banda ainda não possuía uma sede própria. Em 31 de maio daquele ano aconteceu a primeira apresentação pública, com a execução de dois dobrados: Retirada Saudosa e José Ezelino e, em junho do mesmo ano, por ocasião da festa do padroeiro da cidade, a banda formada por músicos principiantes, executou dez números, entre dobrados, valsas e marchas.
Em 1928, por ocasião da morte do maestro fundador, assumiu a maestria da banda o músico João Delmiro de Medeiros. Pouco tempo depois assume a direção José Lourenço da Fonseca (Zé Honório) filho mais velho de Honório Maciel.
No ano de 1934, sob a coordenação do músico João Emídio de Lucena, foi edificado o prédio da sede da filarmônica.
Novamente em 1973 o maestro José Lourenço da Fonseca (Zé Honório) deixa a direção da banda sendo substituído pelo maestro Manoel Felipe Nery, compositor do Hino do Município e professor de música por muitos anos. O mesmo dirigiu a banda até o seu falecimento em 17 de maio de 1996.
FONTE - BLOG DA FILARMÔNICA HONÓRIO MACIEL - SÃO JOÃO DO SABUGI-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A ÚNICA FORMA DE SERMOS PURIFICADOS DO NOSSO PECADO É RECEBER O PERDÃO GRATUITO DE DEUS, QUE É CHEIO DE GRAÇA E MISERICÓRDIA, PODE APAGAR OS NOSSOS PECADOS, PURIFICAR A NOSSA ALMA E RESTAURAR A NOSSA VIDA (BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA TRANSGRESSÃO É PERDOADA, E CUJO PECADO É COBERTO).